entorse de tornozelo
As entorses de tornozelo são uma das lesões ortopédicas mais comuns vistas por médicos e fisioterapeutas. O tipo mais comum de entorse de tornozelo é chamado de ‘entorse por inversão’ e envolve uma virada para dentro da articulação do tornozelo (veja a imagem), que pode danificar os ligamentos e outras estruturas de tecidos moles localizadas na parte externa do tornozelo.
A reabilitação bem-sucedida dessa condição envolve a implementação de exercícios que trabalham para restaurar a mobilidade da articulação do tornozelo e o controle neuromuscular. O grau de instabilidade do tornozelo após o entorse, esta relacionado ao grau do comprometimento dos ligamentos externos, em alguns casos, pode ser fundamental o uso de estabilizador articular, com o objetivo de limitar a articulação e aproximar os ligamentos para ter o melhor processo de cicatrização, sem que haja frouxidão ligamentar. O treinamento neuromuscular fundamental no processo de reabilitação, ensina o corpo a controlar melhor o tornozelo para reduzir a probabilidade de sofrer outra entorse no futuro.
Se você já experimentou uma entorse de tornozelo, não deixe de entrar em contato para uma consulta virtual, onde você pode aprender exercícios que ajudarão a reduzir a dor, melhorar o controle neuromuscular e reduzir o risco de se machucar novamente, ou até mesmo solicitar um atendimento particular, se estiver dentro de minha área de abrangência.
Na maioria dos casos, um programa simples de exercícios em casa são o suficiente para aliviar os sintomas associados a entorse de tornozelo, mas em alguns casos, a abordagem com terapias manuais onde só é possível presencialmente, somados aos exercícios são mais efetivos.